segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Quem é Mª Cristina Machado

Quem é Mª Cristina Machado

Mª Cristina Machado é psicóloga e servidora Pública, filiada ao Novo Patido dos Trabalhadores, atua em Jacareí-SP. Nasceu em Jacareí-SP, em 04 de agosto, casada, com João Faria Machado e tem dois filhos. Ex-vice-prefeita, formada em Psicologia, Especialista em Administração Escolar, Teologia para Leigos - com pós-graduação em Formação Política para Cristãos Leigos (CEFEP - Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara e PUC do RJ).
Professora de Psicologia, Didática, Metodologia, Ensino Religioso e Ciências e Biologia. Clinica no Consultório particular, é fundadora da Equipe Multidisciplinar São João Batista, faz parte da Comunidade da Cidade Jardim, foi  presidente da AMAJAC – Associação Amigos de Jacareí – (ONG Pró-Cidadania) e secretária da ONG Espaço Mulher, foi membro do Conselho Municipal do idoso, do Conselho Municipal Anti-drogas, Conselho Municipal de Educação, e da Comissão do Programa de Transporte Universitário - PROTEU. Atualmente, é Assessor Comunitário da Fundação Cultural de Jacarehy, atua com a política Cultural de 3ª Idade e Assessora Voluntária da Deputada Federal Janete Pietá.
Foi membro da Pastoral da Família e do Dízimo. É Coordenadora das Comunidades Eclesiais de Base e da Comissão Sócio Política Diocesana e da Região pastoral VII, Psicóloga da Equipe Multidisciplinar São João Batista e Presidente da Congregação Mariana da Paróquia São João Batista é Vice-presidente pela 2ª vez da Confederação Nacional da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil.
A experiência no trabalho de base  Católica, na Comissão Sócio Política, na Escola de Política e Cidadania, do CEFEP, na participação do Diretório Municipal, nos Conselhos Municipais, Na Formação dos Cursos de Cidadania, na ONG Espaço Mulher, no Grupo de Acompanhamento de Governo Municipal – GAGM, no magistério e na Administração de Escolas de Ensino Fundamental e Médio/Técnico deu-lhe suporte para o exercício da política, em uma linha comprometida com a ética, a verdade e os excluídos.
Eleita Vice-prefeita, de 2001 a 204 com Marco Aurélio - prefeito e na coordenação do Projeto para diminuir a pobreza urbana, resultou no Guia de Gestão para a Cidadania – um outro território é possível, período de 2004 a 2005 com a participação de 10 cidades sendo 5 de outros países e no Projeto Brasil Canadá parceria com as Cidades de Osasco, Santo André, para diminuir as Áreas de alto risco em Jacareí, no período 2007 a 2008.
Conhece bem a prefeitura de Jacareí e os problemas da Cidade atuou no Gabinete, por 6 anos, na Escola do Servidor Municipal por 02 anos e está a 7 anos na Fundação Cultural de Jacarehy.
Também tem atuado para diminuir a violência contra a mulher, contribuir no processo de sensibilização para participação popular promovendo conhecimento sobre os Conselhos Municipais, Sociedade Amigos de Bairro, Orçamento Participativo, Democracia Representativa e Participativa e temas voltados para os direitos básicos, como moradia, saúde, educação, meio ambiente, lazer, esporte e cultura.
Acompanhou as mostras culturais de vídeo linear, Artes Plásticas, Fotografia – Pinhole, Audio-visual, Musicalização, Teatro e Literatura para as diversas idades, artesanato, dança, instrumentos musicais como gaita, flauta, violino, violão e percussão e promovido os Bailes da 3ª Idade, além de buscar integrar a política de 3ª Idade com a Saúde e a Assistência Social. Hoje é assessora comunitário e atua no Centro de Convivência no EducaMais Jacareí oferecendo oficinas de dança, artesanato e atividades físicas para os idosos.
Atuou no adastramento  com os artesãos da Cidade fazendo a ponte com a SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades possibilitando aos artesãos assistência jurídica, contábil e acesso as informações, emissão de notas fiscais, aperfeiçoamento e comercialização. Para ter direito a estes benefícios para obter sua carteirinha passa por uma entrevista e seu trabalho é avaliado pela Comissão Técnica da Sutaco que classificará o produto, a matéria-prima e a produção.
No Trabalho de Conclusão de Curso da Escola de Política e Cidadania investigou e procurou responder qual o aspecto da participação das lideranças Pastorais para a tomada de decisão na vida pública e junto ao Clero sobre Lideranças Pastorais e a atuação no Controle Social e na Pós-graduação procurou responder o que leva um parlamentar a realizar um mandato com a participação de representantes da População. Há a A força da Mística para a realização do Mandato Popular?
Fez uma análise mais aprofundada da democracia direta e suas ferramentas; mecanismos e limites da democracia representativa, eleições proporcionais e exigências para um mandato popular. Nossos desafios são políticos, sociais e econômicos.
Concluiu em 2015 os cursos de Gestão Educacional, Gestão de estratégia em Políticas Públicas e especialista em Desenvolvimento de Empreendedores Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário